quinta-feira, 28 de abril de 2011

Reflexologia

A Reflexologia baseia-se em massagear e exercer pressão em certos pontos dos pés e das mãos, com o fim de tratar muitas doenças e de promover bem-estar psicológico e melhorar a saúde.
A teoria Reflexo Delta considera que os pés são espelhos do corpo e que neles estão representados todos os órgãos, glândulas e outras partes fisiológicas. Este fenômeno da representação do corpo em diferentes áreas do organismo também se manifesta na íris do olho, na orelha e nas mãos. Todavia, as áreas correspondentes dos pés são mais específicas, tornando mais fácil para o terapeuta a identificação e tratamento dos problemas.
A Reflexologia tem à sua volta outros métodos alternativos como a Acupuntura, Tui-na, Shiatsu, Fitoterapia, Auriculoterapia entre outros. Estas terapias têm por base as mesmas teorias, nomeadamente a dos 5 elementos, Zang-Fu, Taoísmo e Meridianos. Um pouco por todo o mundo, esta é uma prática que tem ganho adeptos devido ao seu caráter simultaneamente terapêutico e relaxante.
As zonas reflexas do pé são estimuladas pelo terapeuta e normalmente cada sessão dura cerca de uma hora. A pressão usada não é dolorosa, mas o paciente pode reagir com variadas sensações.
O terapeuta utiliza essa informação para localizar com precisão a origem dos desequilíbrios responsáveis pelos sintomas e depois aplicar técnicas específicas que provocam mudanças fisiológicas no corpo e estimulam o próprio potencial de cura do organismo. O número de sessões tende a variar consoante a intensidade do problema.
Pode ser aplicada a pacientes de qualquer faixa etária incluindo bebês com exceção de grávidas nos primeiros meses.
Estimulando a circulação sanguínea, oxigenação e o sistema nervoso, aliviando tensões musculares e induzindo ao relaxamento o âmbito de atuação é muito vasto. Problemas como alergias, asma, cólicas, dores musculares, dores de cabeça (cefaléias), depressão, ansiedade excessiva, problemas de sono podem ter os dias contados caso dê a esta terapia uma oportunidade.

Origem e História

As origens da reflexologia remontam à Antiguidade, quando as terapias de pressão eram reconhecidas como uma forma de Medicina preventiva e terapêutica. Embora não se saiba ao certo quando e como começou, as evidências indicam que a reflexologia tem sido praticada por diversas culturas ao longo da História.
De acordo com uma teoria que goza de grande aceitação, a reflexologia nasceu na China há cerca de 5000 anos.
O documento mais antigo que descreve a prática da reflexologia foi encontrado em escavações no Egito. Trata-se de um pictograma produzido à volta de 2500 a 2330 a.c. e foi descoberto no túmulo de um Médico egípcio, Ankmahar, em Saqqara.
 Pela observação do túmulo conclui-se tratar-se de uma pessoa muito importante na sua época e que gozava de grande prestígio.
Mais tarde os britânicos fizeram grandes descobertas sobre a ação reflexa.
Os alemães especializaram-se no tratamento de doenças com massagens, técnicas conhecidas como "Massagem reflexa". ·
Os soviéticos desenvolveram os seus trabalhos na teoria de reflexos mas com aplicação de caráter psicológico. ·
Os Índios americanos já conheciam e usavam a massagem de zonas reflexas. Um Índio Cherokee vê o pé da seguinte forma: "Seus pés caminham sobre a terra e através deles o seu espírito se une ao universo. Os nossos pés são o nosso contato com a terra e com as energias que fluem através dela".
O início da Reflexologia, tal como a conhecemos hoje, deve-se ao Dr. William Fitzgerald.
Nascido em 1872 e licenciado em medicina na universidade de Vermont, EUA, em 1895, exerceu medicina em hospitais de Viena, Paris e Londres, especializou-se em otorrinolaringologia e estabeleceu-se em Connecticut. Desenvolveu o método chamado “terapia de zona” que consistia de que o corpo pode ser dividido em linhas ou zonas longitudinais.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Insônia

Falta de sono ou dificuldade de dormir nas horas geralmente reservadas ao repouso. Em algumas pessoas ocorre apenas incidentalmente, como resultado de preocupações, alterações emocionais, desconforto causado pela temperatura do ambiente ou colchões e travesseiros inadequados. Para outras pessoas. Porém, este é um problema crônico, que vai dês de o sono leve e agitado até as noites passadas em claro. A hiperexcitação nervosa que impede conciliar o sono geralmente é causada por esgotamento nervoso, Estresse, preocupações excessivas e ansiedade continua; porém existem também causas físicas, que precisam ser consideradas: Aterosclerose e hipertensão são algumas dessas causas. As drogas hipnóticas e indutoras do sono jamais deveriam ser utilizadas, pois alem de perigosas chegam a criar dependência química em alguns pacientes. As vezes o problema pode ser resolvido apenas com mudança no estilo de vida. Uma caminhada de 15 a 20 minutos ou uma ligeira massagem antes de deitar-se costumam ser ótimos indutores do sono; outro recurso é a leitura de um livro agradável, deitado na cama. Mas um bom exercício para fazer antes de dormir é prestar atenção na sua respiração e coloca a mão em baixo do umbigo e tenta direcionara sua respiração para lá, tente contar 10 respirações por noite. O direcionamento do sono também ajuda bastante como fazer: antes de dormir já deitado você imagina que esta indo para um lugar no campo ou praia onde preferi no meio da natureza. Assim você vai ter mais qualidade no seu sono. Alguns alimentos têm propriedades excitantes, e prejudicam o sono: café, chocolate, chá preto, refrigerantes que contem cafeína, condimentos irritantes e os cárneos em geral. Para tonificar os nervos, faça caminhadas matutinas, descalço sobre a grama fresca e use alimentação natural composta de vegetais crus e frutas frescas da época.

Obs: Para prescrever um tratamento adequado temos que saber a causa do problema, sendo assim seria melhor agendar um horário.

Sugerido por Alfredo da TEIA

Alfredo, obrigada pela sugestão! em caso de dúvidas deixe seu comentário ou mande um e-mail para aninhafiore@hotmail.com.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Torcicolo

Reação nervosa caracterizada por movimentos espasmódicos dos músculos do pescoço, que fazem a cabeça pender para um lado causando o enrijecimento dos músculos dessa região, fazendo com que os movimentos da cabeça se tornem muito dolorosos e limitados.

Estas reações podem ser causadas por: Excesso de tensão e estresse, grande ANSIEDADE, preocupações excessivas e traumatismos violentos. Faça movimentos leves e regulares com o pescoço para que os músculos relaxem...


Tratamento

Massagem, Acupuntura, Cromoterapia e Compressas. O resultado é imediato. Pois o objetivo é promover o equilíbrio e o bem-estar do ser humano como um todo.



Sugerido por Priscila do Bairro Horto Florestal / SP.

Priscila, obrigada pela sugestão! em caso de dúvidas deixe seu comentário ou mande um e-mail para aninhafiore@hotmail.com.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Magnetoterapia

A Terra, como um imenso Bloco Magnético, “flutua” no Espaço capta e emana ondas magnéticas que influenciam os seres vivos.
O magnetismo natural da Terra é essencial, ajuda a conservar de uma forma mais eficaz a saúde, por este motivo é muito importante estarmos em constante contato direto com o planeta que habitamos.
Porém, com o desenvolvimento tecnológico e o aparecimento de novos produtos isolantes (nos edifícios, nos automóveis, as borrachas, o ferro, asfalto, etc.) as pessoas vivem, trabalham e utilizam elementos e materiais que cada vez mais as afasta do magnetismo terrestre. Este fator é o responsável por várias debilidades que o nosso organismo sofre atualmente.
O corpo humano é constituído por partículas positivas e negativas (iões) que reagem de acordo com os campos magnéticos a que está sujeito no dia-a-dia.
A ciência provou que a saúde resulta do equilíbrio entre a energia interna e externa do organismo com todas as energias do Ambiente.
Infelizmente o avanço da civilização e da tecnologia, no intuito de melhorar as condições de vida e o conforto do homem moderno provoca inadvertidamente distúrbios do meio ambiente com prejuízos incalculáveis na saúde do homem moderno.
Investigadores japoneses como o Dr. Naoto Kawaida (Universidade de Osaka-1976), concluiu que a Terra está a passar por um período de carência magnética.
Os cientistas Shiro Saito (Director do Serviço Cirúrgico da Escola Universitária de KIKEI - 1975) e Kyoichi Nakagawa (Director do Hospital de ISUZU - 1977, expoente e pai da Magnetoterapia moderna) descobriram nos seus estudos quais os sintomas resultantes da carência do campo magnético:
- Rigidez nos ombros, costas e nuca;
- Dor e peso na cabeça;
- Dores no peito sem razão aparente;
- Vertigens e insônias;
- Constipações permanentes;
- Cansaço e fraqueza geral;
- Alterações da tensão arterial;
- Desequilíbrio do sistema nervoso central, periférico e autônomo como stress, nervosismo, instabilidade emocional, etc...;
- Perturbações digestivas;
- Distúrbios circulatórios;
Além dos cientistas japoneses, outros (americanos, russos, etc...) constataram o mesmo resultado, chegando também eles à conclusão de que um grande conjunto de problemas e doenças são gerados pelo enfraquecimento do Geo-Magnetismo a que chamam:"Síndrome de Carência Magnética".
É nesse contexto que surge a Magnetoterapia.
Assim, a Magnetoterapia pode constituir-se como o meio mais simples e eficaz para o equilíbrio e bem-estar do organismo.

Magnetoterapia
Reconhecida pela FDA (Food and Drug Administration) e recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde)
Magnetoterapia é um sistema natural de tratamento, baseado na aplicação externa de ímans.
A técnica segue os princípios e leis de eletromagnetismo universal. Os ímans têm como característica a capacidade de alterar qualquer tipo de circuito eletromagnético presente na natureza, incluindo o corpo humano.
Os estímulos do corpo são executados através de constantes e rápidas descargas elétricas (não sentidas e indolores) que vão atuar no corpo humano, nas zonas com algum distúrbio, alterando a sua fisiologia e harmonizando os impulsos dos nervos.
Efeitos Fisiológicos:
- Aumento da capacidade respiratória;
- Controle da Tensão Arterial;
- Maior resistência do Sistema Imunológico;
- Melhora o funcionamento hormonal;
- Elimina o cansaço físico e mental;
- Alivia a rigidez dos músculos;
- Combate dores em geral;
- Acelera a reparação dos tecidos e o crescimento;
- Regula o sistema nervoso;
- Ativa a circulação arterial e de retorno venoso;

domingo, 10 de abril de 2011

Tipos de Argilas e suas diferentes composições

Argila Amarela
A Argila Amarela é rica em Dióxido de Silício, que é um elemento catalisador para formação da base de colágeno da pele, por isso é indicada para rejuvenescimento e tratamentos cosméticos. Combate e retarda o envelhecimento cutâneo, tem ótimo efeito tensor e melhora a circulação sanguínea. Exerce um papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. Tem uma ação purificante, adstringente, remineralizante e tem um efeito hidratante na pele e reduz as inflamações.

Argila Branca
A Argila Branca ou Caulim é uma argila primária composta de silicato de alumínio hidratado resultante da alteração de rochas lavadas pela chuva. Possui um pH muito próximo da pele e seus principais benefícios são: clarear, absorver oleosidade sem desidratar, suavizar, cicatrizar e catalisar reações metabólicas do organismo. É indicada para o tratamento de manchas, peles sensíveis e delicadas.
É a mais leve de todas, devido à elevada percentagem de alumínio presente em sua composição. É a menos absorvente sendo indicada para produtos para peles sensíveis e também usada em máscaras faciais, loções e shampoo para cabelos secos.
A Argila Branca contém diversos oligoelementos, entre os minerais encontrados destaca-se o silício que reduz as inflamações, tem ação purificante, adstringente, remineralizante, efeito anti-séptico e cicatrizante.

Argila Branca da Amazónia
Argila Nativa rica em nutrientes como o Ferro, Alumínio, Boro, Potássio, Cálcio e Enxofre, de coloração branca acinzentada. Rica em nutrientes e sais minerais que ajudam a eliminar as toxinas da superfície da pele e ativam a regeneração celular, possui nutrientes que combatem os radicais livres e canalizam energia positiva.
Formada nas ribanceiras dos rios após as inundações provocadas em época de chuva, esta argila tem propriedades capazes de fortalecer o tônus da pele, reduzir as rugas e eliminar gorduras localizadas e celulite.
Indicada para máscaras faciais e capilares, cremes, loções e sabonetes corporais para produtos cosméticos destinados a regeneração e limpeza da pele e esfoliantes corporais.


Argila Cinza

A Argila Cinza, Wilkinita ou Bentonita, é retirada de regiões vulcânicas dos EUA. Contém aproximadamente 60% de sílica, o que faz com que tenha grande afinidade com a água, sendo muito eficaz para inchaços e edemas. Tem pH mais alcalino, é anti-edematosa e absorvente. É indicada para peles oleosas, manchadas e baças.

Argila Marinha
A Argila Marinha é rica em minerais, tem uma cor verde bem escura e é obtida do fundo do mar. Ela tem uma grande concentração de algas marinhas o que a faz perfeita para purificar e tonificar o corpo.

Argila Castanha
A Argila Castanha possui uma baixa percentagem de ferro e elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Tem um efeito aumentador da circulação, além de contribuir com um efeito equilibrador e revitalizador celular. É uma argila rara, devido á sua pureza, eficaz contra o acne, tem efeito rejuvenescedor do tecido.
O Alumínio atua contra a falta de tonicidade, tem ação cicatrizante e inibe o desenvolvimento de estafilococo.
O Silício tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. Tem ação purificante, adstringente e remineralizante, efeito hidratante na pele e reduz as inflamações. Também tem ação na elasticidade da pele atuando na flacidez cutânea.

Argila Bege
A Argila Bege é uma mistura da Argila Castanha com a Argila Branca, desta forma ela incorpora de forma mais suave às propriedades das duas argilas.

Argila Preta
A Argila Preta ou Lama Negra é considerada um material muito nobre, raramente encontrada tão pura. Este material é retirado de uma profundidade maior que 4 metros. Devido ao alto teor de Alumínio e Silício e baixa percentagem de Ferro, pode ser usada tanto para cosmética como para tratamento de doenças. Tem uma ação anti-inflamatória, anti-artrítica, absorvente, anti-tumoral e anti-stress. Melhora a circulação sanguínea periférica favorecendo a reprodução celular.
Argila de composição rica e diferenciada em sais minerais e oligoelementos muito importantes para o metabolismo da pele. São eles: silicato de alumínio e de magnésio, carbonato de cálcio e de magnésio, óxido de silício, de zinco e de ferro, enxofre.


Argila Rosa

Ideal para peles cansadas e sem vivacidade. Vitaliza a pele, devolve a luminosidade natural da pele, aumenta a circulação, absorve toxinas e hidrata a pele.
A Argila Rosa é a mais suave de todas as Argilas, é uma mistura de Argila Branca com a Vermelha. É indicada para peles sensíveis, delicadas, com vasos e rosáceas, pois possui ação desinfetante, suavizante e emoliente.
Auxilia na queima e na drenagem de celulite e gorduras localizadas. Possui grande poder tensor, indicada nos tratamentos de flacidez tecidual, hidrata a pele, combate os radicais livres.


Argila Verde

A Argila Verde ou Montemolinorita, de origem francesa, sua coloração deve-se à presença de óxido de ferro associado ao magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selénio, cobalto e outros minerais. De pH neutro, possui ação absorvente, combate edemas, emoliente, anti-séptica, bactericida, analgésica e cicatrizante, indicada para peles oleosas.
Desentope o interstício celular, esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea.

Argila Vermelha
A Argila Vermelha é uma Argila porosa, pouco densa, rica em óxido de ferro e cobre. Hidrata e previne o envelhecimento da pele. É anti-stressante, redutora de pesos e medidas.

O Óxido de Ferro tem papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons.

A argila pode ser ingerida ou aplicada no local em forma de compressa ou cataplasma.
  Ø    Uso Interno: Por via oral é indicada para doenças do aparelho digestivo, infecções da boca e garganta, envenenamento, reumatismo e alergias.

Ø      Uso externo: Na forma de compressas frias ou quentes, utilizando, se necessário, cataplasmas de ervas, extraindo assim todos os princípios ativos da geoterapia e da fitoterapia.
Ø      Indicações de Tratamento com Argilaterapia / Geoterapia
Ø      Inflamações diversas, úlceras e gastrite, eczemas, febre, infecções, prisão de ventre, nervos, picadas venenosas, cólicas dos rins, fígado e vesícula, queimaduras, fraturas, contusões, acne, hemorragia, tratamentos de pele, vermes, olhos, dentes, hérnias, varizes, ciática, congestão, enxaquecas, faringite, amidalite, coluna vertebral, sinusite, pulmões, hepatite, rins, feridas, gravidez, etc.
Ø      Usar sempre sob a orientação de um profissional que saberá indicar a aplicação






Terapeuta Ana Paula Fiore Martins
telefone: 11- 22313307 ou 11- 68289851



quinta-feira, 7 de abril de 2011

Terapia com argila ou Geoterapia

 A palavra Geoterapia vem do grego onde Geo = terra, e Terapia, que está relacionada a tratamento. Dessa forma, a Geoterapia é uma terapia natural que utiliza as  propriedades medicinais da argila, gerando assim um equilíbrio corporal, restabelecendo e recuperando a saúde. Pode ser usada tanto de modo preventivo como auxiliar no tratamento de doenças.
A utilização da argila é milenar, está presente nos mais antigos tratados de cura popular e constitui uma técnica bastante difundida entre curandeiros e médicos famosos.
Iniciou-se quando o homem primitivo, através da observação de alguns animais, percebeu que estes buscavam na lama e na argila a cura para alguns de seus males, como o alívio de dores, lesões, feridas e até problemas estomacais.
Existem relatos históricos do uso da argila por antigas civilizações: árabes, chineses, assírios, babilónios, egípcios e hindus.
Hipócrates, médico grego considerado o "Pai da Medicina", freqüentemente utilizava a argila nos seus tratamentos e ensinava seus discípulos como usá-la de maneira adequada.
Encontramos essa prática mencionada na obra de médicos célebres como Avicena, Agrícola, Averrois e Galeno, além de cientistas e filósofos como Plínio, Paracelso, Aristótelese, mais recentemente, o Mahatma Gandhi, grande admirador dos efeitos curativos da terra.
A argila é um instrumento da natureza, um dos elementos naturais mais eficaz que possuímos para curar o nosso corpo e estabelecer a saúde. Cada corpo possui em si um “tesouro”, conhecido como energia vital ou Qi, que é capaz de ajudar, proteger e curar as doenças. Esse é o poder curativo do nosso corpo. Quando esta energia é afetada instala-se o desequilíbrio ou doença.
As argilas são rochas sedimentares compostas de grãos muito finos de silicatos de alumínio, associados a óxidos que lhes dão tonalidades diversas. Embebidas em água, formam uma pasta mais ou menos plástica (barro), que pode ser moldada. Divide-se em dois tipos: argilas primárias, originadas da decomposição do solo por ações físico-químicas do ambiente natural, através dos anos, apresentando-se normalmente na forma de pó; argilas secundárias, decorrentes da sedimentação de partículas transportadas através das chuvas e dos ventos, que se apresentam na forma pastosa ou de lama (argila mais água).
A argila possui três propriedades fundamentais:
1 - Absorção: característica principal que lhe atribui a propriedade da maleabilidade quando se mistura argila com água obtém-se uma pasta eficaz no tratamento de inflamações, edemas e inchaços.
2 - Liberação: a argila tem facilidade em libertar elementos que fazem parte de sua constituição (ativos), sendo muito importante pelo seu efeito protetor e absorvente de toxinas em vários órgãos, principalmente a pele e mucosas.

3 - Adsorção: um processo físico-químico pela qual as argilas deixam passar moléculas, partículas microscópicas do meio ambiente e bactérias com o intuito de deslizarem para o interior da pele. Este poder é muito útil na fixação de toxinas presentes no organismo para uma posterior eliminação das mesmas.
Acredita-se que suas propriedades estabilizadoras devem-se às trocas energéticas, iónicas exercidas pelos elétrons livres existentes nos minerais da sua composição, tais como: manganês, magnésio, alumínio, ferro, sílica, titânio, cobre, zinco, cálcio, fósforo, potássio, boro, selénio, lítio, níquel, sódio e outros.
È necessário que sua extração seja controlada e que se tenha o cuidado de evitar solos contaminados por poluição e fertilizantes agrícolas. A qualidade da argila utilizada deve ser uma preocupação fundamental para o profissional, antes de qualquer procedimento.
A concentração de determinados minerais na argila, combinados sabiamente pela natureza, confere-lhe qualidades especiais para curar. Os principais efeitos fisiológicos no organismo são:
Ø      Retenção de água: absorve a água por capilaridade, útil para absorver as secreções.
Ø      Retenção de calor: boa condutividade calórica, a argila distribui ou retira o excesso de calor interno, age também como isolante e esfria com muita rapidez no caso de uma inflamação.
Ø      Retenção de gazes: acumula gazes, vapores e odores, tem uma boa ação nos gases tóxicos armazenados no intestino. Algumas compressas retiradas possuem odor forte devido a essa absorção.
Ø      Estado coloidal e adsorção: promove a troca de partículas através da superfície, gerando a adsorção, processo intermediário para a absorção. Absorve as toxinas e outras secreções de feridas ou úlceras da pele e mucosas inflamadas, e do sistema gástrico.
Ø      Existem vários tipos de argila e cada uma é indicada para uma finalidade específica. Antes de usá-la, é preciso conhecer sua composição.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Massagem Terapêutica

O toque é um dos remédios mais eficazes. Suaviza, liberta e conforta.
Está demonstrado que o toque pode resultar na libertação de substâncias químicas dentro do sistema nervoso, designadas por endorfinas, que oferecem resistência à dor, produzindo poderosas sensações de bem-estar.

Através das massagens o paciente irá obter um tratamento visando a sua saúde e o equilíbrio de todo o seu organismo.
Pode-se recorrer às massagens para curar problemas físicos, psicológicos, controlar a dor, aliviar tensão, melhorar a circulação sanguínea e linfática, eliminar as tensões musculares propiciando um grande alívio nas dores associadas aos exercícios.
Existem vários tipos de massagem. Cada um dos vários tipos de massagem possui as suas técnicas especiais mas todas as massagens têm um fator comum: a manutenção ou a recuperação do equilíbrio de todo o nosso organismo, o alívio de dores, o total relaxamento físico e mental.
Quem se beneficiar regularmente da prática de massagens sentir-se-á relaxado, mentalmente tranqüilo, pleno de flexibilidade e juventude.
Embora a massagem dos tecidos moles tenha sido aperfeiçoada ao longo de muitos milhares de anos, existe um número relativamente pequeno de estudos científicos sobre seus efeitos e eficácia.
Para entendermos melhor os efeitos da massagem sobre os tecidos moles, vamos dividi-los em 3 tipos básicos: mecânico, fisiológico e psicológico.
O efeito principal (mecânico) da massagem consiste em produzir estimulação mecânica dos tecidos por meio de uma pressão e estiramentos ritmicamente aplicados. A pressão comprime os tecidos moles e descomprime as redes de receptores nas terminações nervosas. O estiramento aplica tensão nos tecidos moles e descomprime os plexos dos receptores nas terminações nervosas. A massagem também pode soltar o muco e promover a drenagem do excesso de líquidos nos pulmões.
Quase todas as pessoas acham que os tratamentos por massagem são extremamente relaxantes. O relaxamento não é só físico mas também psicológico. Então para que os músculos relaxem; sobretudo um membro ou órgãos internos, o paciente deve ser capaz conscientemente de relaxar.
A razão pela qual algumas pessoas acham muito difícil relaxar seus membros pode ser uma incapacidade de relaxar “psicologicamente”.

As técnicas de massagem apropriadas podem contribuir para este processo pois ajudam o paciente a deixar que seus músculos e membros relaxem. Os principais efeitos psicológicos são:
Relaxamento físico; Alívio da ansiedade e da tensão (stress); Estimulação da atividade física; Sensação geral de bem-estar; Estímulo sexual.
Efeitos Fisiológicos
No Sistema Nervoso a massagem atua sobre os nervos periféricos tornando mais rápida a regeneração celular do tecido que abrangem.
Na Circulação Sanguínea provoca uma maior rapidez na circulação e inclusive a passagem da mesma com maior intensidade em zonas onde esta atua deficientemente. Tanto ao nível venoso como arterial a massagem favorece a circulação sanguínea. Tudo resultante da intensidade que aplica-se em cada manipulação.
Na Circulação Linfática vai permitir que a linfa seja filtrada e purificada, diminui os edemas e a retenção de líquidos aumentando a resistência do sistema imunológico.
No Tecido Muscular a massagem aumenta a sua vascularização e eleva a sua temperatura. Ao amassar uma porção muscular, entra sangue novo, oxigenado, nutrindo-o de tal maneira que diminui a sua atrofia. A massagem faz também diminuir a sensação de cansaço que o paciente possa sentir, melhorando a sua capacidade desportiva, capacidade de trabalho, etc...
No Tecido Ósseo não tem uma ação direta sobre o osso, mas sim no que o rodeia e sustém. Poderá servir de exemplo a massagem que se faz depois de uma fratura, quando tenha passado o período agudo e de gesso. A recuperação é muito mais rápida, evitando tecidos cicatrizantes, de má qualidade e possíveis aderências.
No Tecido Adiposo, principalmente na Celulite, a massagem atua relativamente, uma vez que os depósitos de gordura, como gotas, situam-se no centro da célula, não se eliminam totalmente.
A Pele nutre-se, aumenta a sua irrigação sanguínea e favorece-se notavelmente a caída de células mortas e a eliminação do sebo produzido pelas glândulas sebáceas.
Em conclusão não há qualquer dúvida de que a massagem tem muitas aplicações terapêuticas. Apesar da tecnologia cada vez mais sofisticada, a arte antiga da massagem ainda tem um papel importante no século XXI, e continuará a ter por muito mais tempo. È improvável que qualquer máquina venha algum dia a substituir a sensibilidade e o poder das mãos humanas treinadas que trabalham em contacto com outros seres humanos. A atual popularidade dos diversos conceitos da saúde holística provavelmente também irá assegurar que a massagem continue a ser uma prática terapêutica popular.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Vantagens da Sucoterapia

Ø      Melhora o sistema cardiovascular, inclusive no controle da hipertensão. Porque ajuda na desintoxicação do sangue.
Ø      Aumenta a capacidade de purificação do sangue
Ø      Aumenta a disposição e a hidratação, suavizando a pele e dando mais brilho aos cabelos.
Ø      Aumenta a resistência a gripes e resfriados, prevenindo problemas de constipação e todas as doenças advindas deste problema.

Ø      Ajuda na absorção e posterior eliminação das toxinas.
Ø      Auxilia e promove melhores condições de nutrição e reposição celular.
Ø      Permite que os alimentos promovam sua rápida ação terapêutica especifica.
Ø      Ajuda nas práticas meditativas e rejuvenesces.

Sucoterapia

Alimentos crus nutrem e são plenos de substâncias que criam e ativam a vida. Além de alimentar de verdade, desentoxicam nosso organismo. Mas muita gente não tem tempo na cozinha ou simplesmente torce o nariz para frutas, legumes e verduras.
A Alimentação Desintoxicante faz uso da sabedoria e cumplicidade dos alimentos vivos, que são os vegetais frescos e crus, transformados em sucos desintoxicantes. O suco é a melhor opção para quem reclama da falta de tempo ou simplesmente torce o nariz para frutas, legumes e verduras. Afinal, o que é mais fácil? Ingerir 2-3 cenouras raladas mais folhas de couve picada, ou beber um copo deste suco? 
A sucoterapia usa somente alimentos crus, condição de importância máxima para que os seus elementos nutritivos exerçam ação, tanto organizadora como reparadora. Aqui, os ingredientes permitidos são as verduras, raízes, legumes, brotos e frutas, alimentos que dispõem dos mais poderosos elementos reguladores, contando ainda com a suplementação de outros componentes considerados hoje em dia como medicamentos que são os: aminoácidos, carotenóides, bioflavonóides, ATP, RNA, DNA, fito-químicos, fito-hormônios, fibras e principalmente a clorofila. São os chamados alimentos que curam – os nutracêuticos - porque nutrem e são plenos de substâncias que criam e ativam a vida. 
As vantagens de se ingerir estes alimentos crus devem-se às maiores quantidades de todos os elementos descritos acima que, geralmente, são perdidos ou destruídos com o cozimento, congelamento, etc. Os hábitos alimentares da vida moderna dificilmente são adequados quanto ao consumo destes alimentos, menos ainda crus. São raras as pessoas que consomem verduras, legumes e frutas crus na quantidade diária recomendada, que é de 50% mínimo e 75% ideal. Ou seja, o ideal é que a alimentação humana esteja baseada num consumo diário de refeições com 50-75% de alimentos de origem vegetal, crus e frescos.
Erradamente, as pessoas tentam compensar esta carência com suplementos vitamínicos sintéticos. Pensam que podem comprar a saúde com artifícios e pílulas, enquanto perpetuam os maus hábitos alimentares. Mas nada se compara aos alimentos vivos. Além da energia da terra, sol, água e ar, existe uma cumplicidade entre os seus inúmeros componentes. São alimentos vivos, projetados pela natureza para fornecer nutrição altamente qualificada, portanto com propósitos claros de gerar saúde, harmonia e perpetuação da vida. Nas pílulas falta-lhes esta “alguma coisa” que os cientistas não conseguem sintetizar. 
Os sucos são uma ótima opção para as pessoas que não conseguem consumir, um mínimo de 4 frutas e 4 porções de verduras por dia, como se recomenda. Em apenas um copo de suco podem ser reunidos vários tipos de frutas, legumes e até verduras, fornecendo esta grande variedade de nutracêuticos. Portanto, o suco é um recurso fácil e rápido de aumentar o consumo desses nutrientes que ajudam o organismo a prevenir e até a tratar vários tipos de doenças. Já existem inúmeros livros e pesquisas que relatam curas fantásticas a partir da prática habitual da sucoterapia. São cânceres, problemas cardiovasculares, alergias incuráveis e até problemas mentais debelados por esta reengenharia alimentar. 
Ela não deve ser encarada como uma dieta, pois seria algo para ser usado por um tempo. Trata-se de uma nova dinâmica de vida, ou seja, ingerir os sucos desintoxicantes passa a ser um hábito diário. Estar pleno de energia diariamente deve ser a condição normal do ser humano. A recomendação é tomar pelo menos um copo de suco em jejum por dia, um “banho interno diário”. Porém, para fortalecer o sistema imunológico e fornecer uma boa suplementação de nutrientes em casos de tratamentos de cura e transformações, podem ser indicados 3 ou sucos copos, tomados nos intervalos das refeições principais. 
Ingerir o suco em jejum logo pela manhã, ajuda a despertar os órgãos excretores e aumentar a disposição. O consumo destes sucos frescos logo na primeira refeição matinal é um passo importantíssimo para ativar um fluxo diário de limpeza e desintoxicação de todas as impurezas do nosso organismo. O suco no desjejum é o momento mais adequado, quando o corpo humano está mais preparado para a mobilização (eliminação) dos seus excretos. Não há estudos que comprovem algum efeito adverso provocado pelo alto consumo de sucos naturais. Mas, como em tudo na vida, o bom senso é primordial. 
Na Alimentação Desintoxicante todas as receitas são preparadas na forma líquida, começando pelos sucos desintoxicantes. Então surge a pergunta: Eu até gosto de ingerir e mastigar alimentos crus, por que liquefazer? Porque na forma de suco? Para evitar excesso de trabalho digestivo do alimento inadequadamente mastigado. Para que a nutrição tenha acesso imediato ao sangue e cumpra a sua função desintoxicante sem perda de tempo ou energias. A água é um inigualável agente de transporte, comunicação e lavagem. 
Um alerta: A menos que você esteja realizando o programa de Jejum Intensivo ou o Jejum de 4 dias, proposto pelo livro Alimentação Desintoxicante (Capítulo VIII), nada de trocar almoço ou jantar por suco. Ele deve ser um complemento dos novos hábitos alimentares. O suco fresco, é sem dúvida, o mais saudável. Deve ser ingerido imediatamente após o seu preparo, para que não perca suas propriedades nutricionais. Ao liquefazermos os “alimentos vivos”, todas as suas propriedades estão ativas, desde que ingeridas imediatamente. 
A sucoterapia não admite o uso de açúcar (principalmente o branco) ou adoçantes. A presença de alimentos biocídicos (que matam a vida) nos sucos desintoxicantes é terminantemente proibida. Afinal, seria um contra censo, já que o açúcar e os adoçantes são alimentos intoxicantes. Os sucos industrializados não possuem propriedades terapêuticas. São super adoçados – com açúcar ou adoçantes - e são submetidos a processos físicos como pasteurização, filtragem e aditivações, que desativam seu original poder de nutrição e cura. Ou seja, custam caro, mas não trazem qualquer benefício para a saúde. Alerta: Os sucos de clorofila industrializados, especificamente os congelados, não têm efeito terapêutico. O correto é preparar o suco verde e ingeri-lo imediatamente após o seu preparo. O tempo de preparo causa oxidações (envelhecimento e perda de atividade), e o processo de congelamento mata e desativa a vida.

Terapeuta Ana Paula Fiore Martins
telefone: 11- 22313307 ou 11- 68289851