quinta-feira, 28 de abril de 2011

Reflexologia

A Reflexologia baseia-se em massagear e exercer pressão em certos pontos dos pés e das mãos, com o fim de tratar muitas doenças e de promover bem-estar psicológico e melhorar a saúde.
A teoria Reflexo Delta considera que os pés são espelhos do corpo e que neles estão representados todos os órgãos, glândulas e outras partes fisiológicas. Este fenômeno da representação do corpo em diferentes áreas do organismo também se manifesta na íris do olho, na orelha e nas mãos. Todavia, as áreas correspondentes dos pés são mais específicas, tornando mais fácil para o terapeuta a identificação e tratamento dos problemas.
A Reflexologia tem à sua volta outros métodos alternativos como a Acupuntura, Tui-na, Shiatsu, Fitoterapia, Auriculoterapia entre outros. Estas terapias têm por base as mesmas teorias, nomeadamente a dos 5 elementos, Zang-Fu, Taoísmo e Meridianos. Um pouco por todo o mundo, esta é uma prática que tem ganho adeptos devido ao seu caráter simultaneamente terapêutico e relaxante.
As zonas reflexas do pé são estimuladas pelo terapeuta e normalmente cada sessão dura cerca de uma hora. A pressão usada não é dolorosa, mas o paciente pode reagir com variadas sensações.
O terapeuta utiliza essa informação para localizar com precisão a origem dos desequilíbrios responsáveis pelos sintomas e depois aplicar técnicas específicas que provocam mudanças fisiológicas no corpo e estimulam o próprio potencial de cura do organismo. O número de sessões tende a variar consoante a intensidade do problema.
Pode ser aplicada a pacientes de qualquer faixa etária incluindo bebês com exceção de grávidas nos primeiros meses.
Estimulando a circulação sanguínea, oxigenação e o sistema nervoso, aliviando tensões musculares e induzindo ao relaxamento o âmbito de atuação é muito vasto. Problemas como alergias, asma, cólicas, dores musculares, dores de cabeça (cefaléias), depressão, ansiedade excessiva, problemas de sono podem ter os dias contados caso dê a esta terapia uma oportunidade.

Origem e História

As origens da reflexologia remontam à Antiguidade, quando as terapias de pressão eram reconhecidas como uma forma de Medicina preventiva e terapêutica. Embora não se saiba ao certo quando e como começou, as evidências indicam que a reflexologia tem sido praticada por diversas culturas ao longo da História.
De acordo com uma teoria que goza de grande aceitação, a reflexologia nasceu na China há cerca de 5000 anos.
O documento mais antigo que descreve a prática da reflexologia foi encontrado em escavações no Egito. Trata-se de um pictograma produzido à volta de 2500 a 2330 a.c. e foi descoberto no túmulo de um Médico egípcio, Ankmahar, em Saqqara.
 Pela observação do túmulo conclui-se tratar-se de uma pessoa muito importante na sua época e que gozava de grande prestígio.
Mais tarde os britânicos fizeram grandes descobertas sobre a ação reflexa.
Os alemães especializaram-se no tratamento de doenças com massagens, técnicas conhecidas como "Massagem reflexa". ·
Os soviéticos desenvolveram os seus trabalhos na teoria de reflexos mas com aplicação de caráter psicológico. ·
Os Índios americanos já conheciam e usavam a massagem de zonas reflexas. Um Índio Cherokee vê o pé da seguinte forma: "Seus pés caminham sobre a terra e através deles o seu espírito se une ao universo. Os nossos pés são o nosso contato com a terra e com as energias que fluem através dela".
O início da Reflexologia, tal como a conhecemos hoje, deve-se ao Dr. William Fitzgerald.
Nascido em 1872 e licenciado em medicina na universidade de Vermont, EUA, em 1895, exerceu medicina em hospitais de Viena, Paris e Londres, especializou-se em otorrinolaringologia e estabeleceu-se em Connecticut. Desenvolveu o método chamado “terapia de zona” que consistia de que o corpo pode ser dividido em linhas ou zonas longitudinais.

Um comentário: