domingo, 10 de abril de 2011

Tipos de Argilas e suas diferentes composições

Argila Amarela
A Argila Amarela é rica em Dióxido de Silício, que é um elemento catalisador para formação da base de colágeno da pele, por isso é indicada para rejuvenescimento e tratamentos cosméticos. Combate e retarda o envelhecimento cutâneo, tem ótimo efeito tensor e melhora a circulação sanguínea. Exerce um papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. Tem uma ação purificante, adstringente, remineralizante e tem um efeito hidratante na pele e reduz as inflamações.

Argila Branca
A Argila Branca ou Caulim é uma argila primária composta de silicato de alumínio hidratado resultante da alteração de rochas lavadas pela chuva. Possui um pH muito próximo da pele e seus principais benefícios são: clarear, absorver oleosidade sem desidratar, suavizar, cicatrizar e catalisar reações metabólicas do organismo. É indicada para o tratamento de manchas, peles sensíveis e delicadas.
É a mais leve de todas, devido à elevada percentagem de alumínio presente em sua composição. É a menos absorvente sendo indicada para produtos para peles sensíveis e também usada em máscaras faciais, loções e shampoo para cabelos secos.
A Argila Branca contém diversos oligoelementos, entre os minerais encontrados destaca-se o silício que reduz as inflamações, tem ação purificante, adstringente, remineralizante, efeito anti-séptico e cicatrizante.

Argila Branca da Amazónia
Argila Nativa rica em nutrientes como o Ferro, Alumínio, Boro, Potássio, Cálcio e Enxofre, de coloração branca acinzentada. Rica em nutrientes e sais minerais que ajudam a eliminar as toxinas da superfície da pele e ativam a regeneração celular, possui nutrientes que combatem os radicais livres e canalizam energia positiva.
Formada nas ribanceiras dos rios após as inundações provocadas em época de chuva, esta argila tem propriedades capazes de fortalecer o tônus da pele, reduzir as rugas e eliminar gorduras localizadas e celulite.
Indicada para máscaras faciais e capilares, cremes, loções e sabonetes corporais para produtos cosméticos destinados a regeneração e limpeza da pele e esfoliantes corporais.


Argila Cinza

A Argila Cinza, Wilkinita ou Bentonita, é retirada de regiões vulcânicas dos EUA. Contém aproximadamente 60% de sílica, o que faz com que tenha grande afinidade com a água, sendo muito eficaz para inchaços e edemas. Tem pH mais alcalino, é anti-edematosa e absorvente. É indicada para peles oleosas, manchadas e baças.

Argila Marinha
A Argila Marinha é rica em minerais, tem uma cor verde bem escura e é obtida do fundo do mar. Ela tem uma grande concentração de algas marinhas o que a faz perfeita para purificar e tonificar o corpo.

Argila Castanha
A Argila Castanha possui uma baixa percentagem de ferro e elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Tem um efeito aumentador da circulação, além de contribuir com um efeito equilibrador e revitalizador celular. É uma argila rara, devido á sua pureza, eficaz contra o acne, tem efeito rejuvenescedor do tecido.
O Alumínio atua contra a falta de tonicidade, tem ação cicatrizante e inibe o desenvolvimento de estafilococo.
O Silício tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. Tem ação purificante, adstringente e remineralizante, efeito hidratante na pele e reduz as inflamações. Também tem ação na elasticidade da pele atuando na flacidez cutânea.

Argila Bege
A Argila Bege é uma mistura da Argila Castanha com a Argila Branca, desta forma ela incorpora de forma mais suave às propriedades das duas argilas.

Argila Preta
A Argila Preta ou Lama Negra é considerada um material muito nobre, raramente encontrada tão pura. Este material é retirado de uma profundidade maior que 4 metros. Devido ao alto teor de Alumínio e Silício e baixa percentagem de Ferro, pode ser usada tanto para cosmética como para tratamento de doenças. Tem uma ação anti-inflamatória, anti-artrítica, absorvente, anti-tumoral e anti-stress. Melhora a circulação sanguínea periférica favorecendo a reprodução celular.
Argila de composição rica e diferenciada em sais minerais e oligoelementos muito importantes para o metabolismo da pele. São eles: silicato de alumínio e de magnésio, carbonato de cálcio e de magnésio, óxido de silício, de zinco e de ferro, enxofre.


Argila Rosa

Ideal para peles cansadas e sem vivacidade. Vitaliza a pele, devolve a luminosidade natural da pele, aumenta a circulação, absorve toxinas e hidrata a pele.
A Argila Rosa é a mais suave de todas as Argilas, é uma mistura de Argila Branca com a Vermelha. É indicada para peles sensíveis, delicadas, com vasos e rosáceas, pois possui ação desinfetante, suavizante e emoliente.
Auxilia na queima e na drenagem de celulite e gorduras localizadas. Possui grande poder tensor, indicada nos tratamentos de flacidez tecidual, hidrata a pele, combate os radicais livres.


Argila Verde

A Argila Verde ou Montemolinorita, de origem francesa, sua coloração deve-se à presença de óxido de ferro associado ao magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selénio, cobalto e outros minerais. De pH neutro, possui ação absorvente, combate edemas, emoliente, anti-séptica, bactericida, analgésica e cicatrizante, indicada para peles oleosas.
Desentope o interstício celular, esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea.

Argila Vermelha
A Argila Vermelha é uma Argila porosa, pouco densa, rica em óxido de ferro e cobre. Hidrata e previne o envelhecimento da pele. É anti-stressante, redutora de pesos e medidas.

O Óxido de Ferro tem papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons.

A argila pode ser ingerida ou aplicada no local em forma de compressa ou cataplasma.
  Ø    Uso Interno: Por via oral é indicada para doenças do aparelho digestivo, infecções da boca e garganta, envenenamento, reumatismo e alergias.

Ø      Uso externo: Na forma de compressas frias ou quentes, utilizando, se necessário, cataplasmas de ervas, extraindo assim todos os princípios ativos da geoterapia e da fitoterapia.
Ø      Indicações de Tratamento com Argilaterapia / Geoterapia
Ø      Inflamações diversas, úlceras e gastrite, eczemas, febre, infecções, prisão de ventre, nervos, picadas venenosas, cólicas dos rins, fígado e vesícula, queimaduras, fraturas, contusões, acne, hemorragia, tratamentos de pele, vermes, olhos, dentes, hérnias, varizes, ciática, congestão, enxaquecas, faringite, amidalite, coluna vertebral, sinusite, pulmões, hepatite, rins, feridas, gravidez, etc.
Ø      Usar sempre sob a orientação de um profissional que saberá indicar a aplicação






Terapeuta Ana Paula Fiore Martins
telefone: 11- 22313307 ou 11- 68289851



Um comentário: