quinta-feira, 31 de março de 2011

Ciatalgia / Inflamação no nervo Ciático.

Ciatalgia é a dor provocada pela irritação de uma ou mais raízes nervosas da coluna lombar, irradiando-se pelo membro inferior, geralmente com um trajeto bem definido. A dor no nervo ciático é caracterizada por uma sensação de queimação, fisgadas, dormência e falta de sensibilidade; é uma dor desesperadora e insuportável para quem sente, ocorrendo no local da lesão ou na região que o nervo percorre. Na Síndrome do Piriforme a dor pode chegar ao joelho ou parte posterior da panturrilha, já que o nervo ciático se divide em Tibial que atravessa a panturrilha e vai até a sola do pé ou na parte lateral do joelho provocado pelo nervo Fibular Comum.
A dor ciática acomete homens e mulheres em todas as idades, no entanto, é mais comum dos 30 anos aos 40 anos, faixa etária na qual excessos como sobrecarga de exercícios e de peso, são mais freqüentes. Com o avanço da idade, é ainda mais fácil adquirir uma dor ciática, que pode ter como principal causa a hérnia de disco, geralmente decorrente de processo traumático como um mau jeito; mas as dores também podem ocorrer devido a inflamações no próprio nervo por compressões da musculatura como o espasmo do músculo Piriforme ou trauma direto sobre o nervo, produzido por exemplo por uma injeção mal aplicada ou mesmo uma metástase cancerígena.
O nervo ciático é formado por raízes nervosas que nascem na medula espinhal região lombar e se unem na altura da região glútea formando um nervo calibroso, que segue seu trajeto na parte posterior da coxa, emitindo ramificações à semelhança de uma rede elétrica. Pelo tipo de dor e pela zona que ela atinge podemos determinar qual a raiz nervosa lesionada. O nervo Ciático leva enervação para toda a musculatura dos membros inferiores, sendo responsável pela sensibilidade, flexibilidade e força da região lombar, nádegas, pernas e pés. Assim, a dor causada por ele atinge uma grande extensão do corpo.
Na região do quadril o nervo ciático passa internamente pelo músculo Piriforme e lateralmente pelos músculos Obturador Interno e os Gêmeos Inferior e Superior.Quando o músculo Piriforme encontra-se em espasmo muscular, ele por sua vez comprime o nervo ciático produzindo dor, por isso o nome da patologia de Síndrome do Piriforme.
Ciclistas, triatletas e corredores apresentam esse tipo de patologia porque o Músculo Piriforme encontra-se encurtado levando a uma compressão do nervo. A posição na bicicleta e o tipo de corrida (ex.: treinos de subida) são alguns dos fatores. Pessoas sedentárias também podem apresentar compressão do Nervo ciático pelo Músculo Piriforme, quando se encontram muitas horas sentadas, fazem caminhadas sem preparar o músculo com alongamentos antes e depois da atividade, donas de casa ao realizarem suas tarefas como varrer, passar pano no chão, passar roupas , pessoas que permanecem muito tempo em pé sem intercalar o peso sob as pernas; motoristas de ônibus ou até mesmo pessoas que dirigem várias horas podem ter contratura de Piriforme
Quando a dor começa a se manifestar, o ideal é que o indivíduo procure um ortopedista, que através de exames como radiografia, tomografia e ressonância magnética vai se certificar sobre qual é causa dessa dor e, desse modo, indicar o tratamento correto

Tratamento:

A acupuntura é utilizada para alívio da dor e relaxamento muscular em pacientes que desenvolveram Ciatalgia, esta técnica da Medicina Tradicional Chinesa utiliza moxabustão e ventosaterapia além de massagem chinesa nos pontos álgicos liberando endorfinas e desestagnando os meridianos dos músculos envolvidos. 

Sugerido por Raffaella do Bairro Saúde / SP.

Raffaella, obrigada pela sugestão! em caso de dúvidas deixe seu comentário ou mande um e-mail para terapeutaanapaula@hotmail.com.
Telefone: 11-968289851  ou 11-22313307 

9 comentários:

  1. Perder peso e fisioterpia me fizeram banir de uma x por todas essa dor na minha vida.

    Procurem um médico!

    ResponderExcluir
  2. Realmente a perca de peso e fisioterapia ajudam bastante. Mas não podemos descartar o tratamento alternativo que é tão bom quanto.

    ResponderExcluir
  3. Sofro deste mal a cinco anos, tenho 39 anos e já fiz fisioterapia com, bolsa de gelo, crioterapia, ultra-som e forno além dos exercicios, e mesmo assim todos os dias sinto imensas dores na cervical que vai dos gluteos até a planta do pé, isto é devido não ter parado de práticar esporte? no caso futebol.

    ResponderExcluir
  4. olá! Nem sempre tem que parar de praticar esportes na verdade a maioria das vezes não pode parar. O ideal é marcar uma sessão para eu poder avaliar e depois sim dar minha opinião e o tratamento adequado.
    Atenciosamente
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostei de toda a explicação, espero que não se importe que linkei no meu blog aqui: http://mulheradanocafe.blogspot.com.br/2013/04/ciatico.html

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. tenho uma queimação que começa do lado de fora do meu pé esquerdo e vai até no meio da coxa parte de trás, não tenho posição para ficar com a perna se deito doi se sento dói é insuportável, a posição mais confortável pra mim é em pé e se movimentando, ja procurei ortopedista, vascular e por ultimo um neurocirurgião não conseguem descobrir de onde vem essa dor terrível estou desesperada tenho a sensação que logo não conseguirei andar mais.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emanuely, marque uma sessão para que eu possa avaliar e te dar uma resposta. Atendo na Rua Antonieta Leitão, 144 Freguesia do Ó . Telefone 11- 968289851 e 32321571.
      att
      Terapeuta Ana Paula

      Excluir
  7. ola Ana . me chamo lucia . minhas dores começaram à uns 6 meses . e doi muito na nuca,pescoço e coquis!! isso pode ser do ciatico??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucia, marque uma sessão para que eu possa avaliar e te dar uma resposta. Atendo na Rua Antonieta Leitão, 144 Freguesia do Ó . Telefone 11- 968289851 e 32321571.
      att
      Terapeuta Ana Paula

      Excluir