quarta-feira, 6 de abril de 2011

Massagem Terapêutica

O toque é um dos remédios mais eficazes. Suaviza, liberta e conforta.
Está demonstrado que o toque pode resultar na libertação de substâncias químicas dentro do sistema nervoso, designadas por endorfinas, que oferecem resistência à dor, produzindo poderosas sensações de bem-estar.

Através das massagens o paciente irá obter um tratamento visando a sua saúde e o equilíbrio de todo o seu organismo.
Pode-se recorrer às massagens para curar problemas físicos, psicológicos, controlar a dor, aliviar tensão, melhorar a circulação sanguínea e linfática, eliminar as tensões musculares propiciando um grande alívio nas dores associadas aos exercícios.
Existem vários tipos de massagem. Cada um dos vários tipos de massagem possui as suas técnicas especiais mas todas as massagens têm um fator comum: a manutenção ou a recuperação do equilíbrio de todo o nosso organismo, o alívio de dores, o total relaxamento físico e mental.
Quem se beneficiar regularmente da prática de massagens sentir-se-á relaxado, mentalmente tranqüilo, pleno de flexibilidade e juventude.
Embora a massagem dos tecidos moles tenha sido aperfeiçoada ao longo de muitos milhares de anos, existe um número relativamente pequeno de estudos científicos sobre seus efeitos e eficácia.
Para entendermos melhor os efeitos da massagem sobre os tecidos moles, vamos dividi-los em 3 tipos básicos: mecânico, fisiológico e psicológico.
O efeito principal (mecânico) da massagem consiste em produzir estimulação mecânica dos tecidos por meio de uma pressão e estiramentos ritmicamente aplicados. A pressão comprime os tecidos moles e descomprime as redes de receptores nas terminações nervosas. O estiramento aplica tensão nos tecidos moles e descomprime os plexos dos receptores nas terminações nervosas. A massagem também pode soltar o muco e promover a drenagem do excesso de líquidos nos pulmões.
Quase todas as pessoas acham que os tratamentos por massagem são extremamente relaxantes. O relaxamento não é só físico mas também psicológico. Então para que os músculos relaxem; sobretudo um membro ou órgãos internos, o paciente deve ser capaz conscientemente de relaxar.
A razão pela qual algumas pessoas acham muito difícil relaxar seus membros pode ser uma incapacidade de relaxar “psicologicamente”.

As técnicas de massagem apropriadas podem contribuir para este processo pois ajudam o paciente a deixar que seus músculos e membros relaxem. Os principais efeitos psicológicos são:
Relaxamento físico; Alívio da ansiedade e da tensão (stress); Estimulação da atividade física; Sensação geral de bem-estar; Estímulo sexual.
Efeitos Fisiológicos
No Sistema Nervoso a massagem atua sobre os nervos periféricos tornando mais rápida a regeneração celular do tecido que abrangem.
Na Circulação Sanguínea provoca uma maior rapidez na circulação e inclusive a passagem da mesma com maior intensidade em zonas onde esta atua deficientemente. Tanto ao nível venoso como arterial a massagem favorece a circulação sanguínea. Tudo resultante da intensidade que aplica-se em cada manipulação.
Na Circulação Linfática vai permitir que a linfa seja filtrada e purificada, diminui os edemas e a retenção de líquidos aumentando a resistência do sistema imunológico.
No Tecido Muscular a massagem aumenta a sua vascularização e eleva a sua temperatura. Ao amassar uma porção muscular, entra sangue novo, oxigenado, nutrindo-o de tal maneira que diminui a sua atrofia. A massagem faz também diminuir a sensação de cansaço que o paciente possa sentir, melhorando a sua capacidade desportiva, capacidade de trabalho, etc...
No Tecido Ósseo não tem uma ação direta sobre o osso, mas sim no que o rodeia e sustém. Poderá servir de exemplo a massagem que se faz depois de uma fratura, quando tenha passado o período agudo e de gesso. A recuperação é muito mais rápida, evitando tecidos cicatrizantes, de má qualidade e possíveis aderências.
No Tecido Adiposo, principalmente na Celulite, a massagem atua relativamente, uma vez que os depósitos de gordura, como gotas, situam-se no centro da célula, não se eliminam totalmente.
A Pele nutre-se, aumenta a sua irrigação sanguínea e favorece-se notavelmente a caída de células mortas e a eliminação do sebo produzido pelas glândulas sebáceas.
Em conclusão não há qualquer dúvida de que a massagem tem muitas aplicações terapêuticas. Apesar da tecnologia cada vez mais sofisticada, a arte antiga da massagem ainda tem um papel importante no século XXI, e continuará a ter por muito mais tempo. È improvável que qualquer máquina venha algum dia a substituir a sensibilidade e o poder das mãos humanas treinadas que trabalham em contacto com outros seres humanos. A atual popularidade dos diversos conceitos da saúde holística provavelmente também irá assegurar que a massagem continue a ser uma prática terapêutica popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário