quinta-feira, 7 de abril de 2011

Terapia com argila ou Geoterapia

 A palavra Geoterapia vem do grego onde Geo = terra, e Terapia, que está relacionada a tratamento. Dessa forma, a Geoterapia é uma terapia natural que utiliza as  propriedades medicinais da argila, gerando assim um equilíbrio corporal, restabelecendo e recuperando a saúde. Pode ser usada tanto de modo preventivo como auxiliar no tratamento de doenças.
A utilização da argila é milenar, está presente nos mais antigos tratados de cura popular e constitui uma técnica bastante difundida entre curandeiros e médicos famosos.
Iniciou-se quando o homem primitivo, através da observação de alguns animais, percebeu que estes buscavam na lama e na argila a cura para alguns de seus males, como o alívio de dores, lesões, feridas e até problemas estomacais.
Existem relatos históricos do uso da argila por antigas civilizações: árabes, chineses, assírios, babilónios, egípcios e hindus.
Hipócrates, médico grego considerado o "Pai da Medicina", freqüentemente utilizava a argila nos seus tratamentos e ensinava seus discípulos como usá-la de maneira adequada.
Encontramos essa prática mencionada na obra de médicos célebres como Avicena, Agrícola, Averrois e Galeno, além de cientistas e filósofos como Plínio, Paracelso, Aristótelese, mais recentemente, o Mahatma Gandhi, grande admirador dos efeitos curativos da terra.
A argila é um instrumento da natureza, um dos elementos naturais mais eficaz que possuímos para curar o nosso corpo e estabelecer a saúde. Cada corpo possui em si um “tesouro”, conhecido como energia vital ou Qi, que é capaz de ajudar, proteger e curar as doenças. Esse é o poder curativo do nosso corpo. Quando esta energia é afetada instala-se o desequilíbrio ou doença.
As argilas são rochas sedimentares compostas de grãos muito finos de silicatos de alumínio, associados a óxidos que lhes dão tonalidades diversas. Embebidas em água, formam uma pasta mais ou menos plástica (barro), que pode ser moldada. Divide-se em dois tipos: argilas primárias, originadas da decomposição do solo por ações físico-químicas do ambiente natural, através dos anos, apresentando-se normalmente na forma de pó; argilas secundárias, decorrentes da sedimentação de partículas transportadas através das chuvas e dos ventos, que se apresentam na forma pastosa ou de lama (argila mais água).
A argila possui três propriedades fundamentais:
1 - Absorção: característica principal que lhe atribui a propriedade da maleabilidade quando se mistura argila com água obtém-se uma pasta eficaz no tratamento de inflamações, edemas e inchaços.
2 - Liberação: a argila tem facilidade em libertar elementos que fazem parte de sua constituição (ativos), sendo muito importante pelo seu efeito protetor e absorvente de toxinas em vários órgãos, principalmente a pele e mucosas.

3 - Adsorção: um processo físico-químico pela qual as argilas deixam passar moléculas, partículas microscópicas do meio ambiente e bactérias com o intuito de deslizarem para o interior da pele. Este poder é muito útil na fixação de toxinas presentes no organismo para uma posterior eliminação das mesmas.
Acredita-se que suas propriedades estabilizadoras devem-se às trocas energéticas, iónicas exercidas pelos elétrons livres existentes nos minerais da sua composição, tais como: manganês, magnésio, alumínio, ferro, sílica, titânio, cobre, zinco, cálcio, fósforo, potássio, boro, selénio, lítio, níquel, sódio e outros.
È necessário que sua extração seja controlada e que se tenha o cuidado de evitar solos contaminados por poluição e fertilizantes agrícolas. A qualidade da argila utilizada deve ser uma preocupação fundamental para o profissional, antes de qualquer procedimento.
A concentração de determinados minerais na argila, combinados sabiamente pela natureza, confere-lhe qualidades especiais para curar. Os principais efeitos fisiológicos no organismo são:
Ø      Retenção de água: absorve a água por capilaridade, útil para absorver as secreções.
Ø      Retenção de calor: boa condutividade calórica, a argila distribui ou retira o excesso de calor interno, age também como isolante e esfria com muita rapidez no caso de uma inflamação.
Ø      Retenção de gazes: acumula gazes, vapores e odores, tem uma boa ação nos gases tóxicos armazenados no intestino. Algumas compressas retiradas possuem odor forte devido a essa absorção.
Ø      Estado coloidal e adsorção: promove a troca de partículas através da superfície, gerando a adsorção, processo intermediário para a absorção. Absorve as toxinas e outras secreções de feridas ou úlceras da pele e mucosas inflamadas, e do sistema gástrico.
Ø      Existem vários tipos de argila e cada uma é indicada para uma finalidade específica. Antes de usá-la, é preciso conhecer sua composição.

2 comentários:

  1. Oi Ana
    Adorei seu blog e seu trabalho é super legal.
    Terá o apoio da Teia, seu post foi divulgado.
    Quando tiver novas postagens me dá um toque que eu publico de novo.
    Até mais

    ResponderExcluir