segunda-feira, 4 de julho de 2011

O poder da Linhaça!

A linhaça é a semente do linho (Linum usitatissimum L.), uma planta de flores azuis pertencente à família das Lináceas, original do Canadá.
Riquíssima em: 
Fibras, ômegas3 e 6,vitaminas, potássio, magnésio,fósforo, cálcio, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio.
O ômega-3, possui importantes benefícios para a saúde cardiovascular. A semente também possui as chamadas lignanas, que são compostos fitoquímicos similar ao estrogênio, que tem propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. As fibras solúveis e insolúveis formam uma massa viçosa que pode diminuir a circulação de colesterol total e LDL através do aumento do tempo de trânsito e o aumento da excreção de bile.
Além desses fatores benéficos, a linhaça carrega compostos que interferem na absorção de nutrientes. O ideal para consumi-la é aquecê-la para neutralizar estes compostos, deixando-a no forno baixo por uns 15 minutos. Mas se você utilizá-la em receitas assadas, não precisa aquecer antes.
Você também pode triturá-la no liquidificador, para cortar a casca da linhaça e poder aproveitar as substâncias benéficas. Pois, a semente pode passar intacta pelo aparelho digestivo se não houver trituração da casca pelos dentes. E deve ser consumida logo, para evitar a oxidação dos óleos benéficos da semente.
A quantidade a ser consumida, ainda gera dúvidas nos especialistas. Varia de 1 colher até 3 colheres de sopa por dia. Deve ser incluída na alimentação gradativamente.
Existem dois tipos da linhaça, marrom e a dourada. Nutricionalmente falando, elas são semelhantes. Possuem os mesmos nutrientes. Diferem no local de cultivo, a linhaça marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido(frequentemente utiliza-se agrotóxicos) e possui uma casca mais resistente. Já a semente dourada é plantada em regiões frias, cultivada de forma orgânica e seu sabor geralmente é mais suave do que o da marrom.
Você pode consumir a semente de diversas formas: em vitaminas, salada de frutas, mingau, biscoitos caseiros, bolos, pães, sobremesas, iogurtes e até sopas.


Terapeuta Ana Paula Fiore Martins
telefone: 11- 22313307 ou 11- 68289851

3 comentários:

  1. Oi Ana.
    Post publicado no blog Teia.
    Até mais

    ResponderExcluir
  2. Olá.

    Conheça o novo visual do Midiafire - Rede de Conteúdo

    Aproveite e divulgue suas publicações.

    Se desejar envie esse link para que seja publicado em no nosso site, não é necessário registrar-se

    Aguardamos sua visita e desejamos que tenha muito mais visualizações.

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Ana adorei o sei Blog...Adicionei. Bom trabalho e boa sorte sempre. Obrigado pelas informações.

    ResponderExcluir