quarta-feira, 20 de julho de 2011

Acupuntura

Breve História da Acupuntura

A acupuntura pode ser definida como a estimulação de pontos específicos sobre a pele. Esta estimulação pode ser feita com a pressão da ponta do dedo ou com agulhas muito finas. O intuito é afetar o funcionamento do corpo.
Acupuntura é uma ciência milenar que, mesmo na atualidade, tem gozado de grande popularidade.
Cada vez mais pessoas estão usando esta terapia natural, holístico e sem drogas para restaurar a saúde e o bem-estar, para tratar a dor e a doença e reduzir o estresse.
Acupuntura se originou na china com sua origem milenar. Agulhas de acupuntura feitas de pedra com idade aproximada de 3000 AC foram encontrados por arqueólogos na Mongolia.
O livro do imperador amarelo, Huang Ti, é o relato escrito mais antigo, e é freqüentemente mencionada como a história definitiva da acupuntura. Foi escrito durante o reinado do imperador Huang Ti cerca de 2000 AC.
A acupuntura no ocidente veio no início do século xx na França, que progressivamente se expandiu para outros países europeus, tornando-se conhecida em toda a Europa nos anos 50.
No entanto, foi com a viagem de Richard Nixon à china, no início dos anos 70, que a acupuntura começou a ficar mais famosa no Ocidente.
A primeira clínica de acupuntura foi aberta no American Center, em Washington, em 1972. Desde então, mais de 40 estados já legalizaram a acupuntura, foram publicados centenas de livros e existem atualmente cerca de 14.000 acupunturistas licenciado nos Estados Unidos.

A Técnica 

A acupuntura é uma técnica de tratamento que consiste no estímulo de pontos determinados da superfície da pele. Podem ser utilizados neste processo agulhas, ventosas, massagens, e até o calor proveniente da queima da moxa, preparada à partir da erva artemísia (moxabustão).

Além dos casos de dor, várias doenças funcionais podem ser tratadas pela acupuntura. Dentro da concepção chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrio, e a acupuntura seria uma forma de readquirir a harmonia perdida. Entre as doenças tratáveis pela acupuntura estão: dores em geral, especialmente do aparelho músculo-esquelético, gastrite, stress, distúrbios hormonais, insônia, asma, distúrbios menstruais, paralisia facial, sinusite, incontinência urinária. Para saber se a acupuntura é adequada para o seu caso específico, pergunte ao seu médico acupunturista. Segundo esta terapia, nosso corpo possui um fluxo de energia (Qi), que, ao ser interrompido, interfere no equilíbrio do corpo. Com a perda do equilíbrio, conseqüentemente, surge a doença. O terapeuta trabalha este fluxo de energia vital através da inserção de agulhas em pontos específicos do corpo, com o objetivo de equilibrá-lo. Estes pontos podem ser estimulados também por pressão ou calor. Esta terapia complementar tem seus efeitos reconhecidos na medicina ocidental, entretanto, o tratamento tradicional não deve ser substituído por esta sem o conhecimento e consentimento médico. Seus efeitos benéficos atuam de forma complementar e não substitutiva.


Terapeuta Ana Paula Fiore Martins
telefone: 11- 22313307 ou 11- 68289851

2 comentários:

  1. Oi Ana.
    Post divulgado no blog Teia.
    Até mais

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo blog sou terapeuta tb e tenho um blog http://thaiyogaup.wordpress.com gostaria que vc desse uma passadinha por lá e desse sua opinião tudo de bom a vc!
    namaste.

    ResponderExcluir