sexta-feira, 15 de julho de 2011

A Canela e seus benefícios

A caneleira (Cinnamomum zeylanicum) é uma pequena árvore com aproximadamente 10–15 m de altura, pertencendo à família Lauraceae. É nativa do Sri Lanka, no sul da Ásia. As folhas possuem um formato oval-longo com 7–18 cm de comprimento. As flores, que florescem em pequenos maços, são esverdeadas e possuem um odor distinto. A fruta, arroxeada, com aproximadamente 1 centímetro, produz uma única semente.
A canela é a especiaria obtida da parte interna da casca do tronco. É muito utilizada na culinária como condimento e aromatizante e na preparação de certos tipos de chocolate e licores. Na medicina, empregada como os óleos destilados, é conhecida por ‘curar’ resfriados. O sabor e aroma intensos vêm do aldeído cinâmico ou cinamaldeído.
A canela é conhecida desde a antiguidade e foi tão valorizada que era considerada um item a ser presenteado a monarcas e outros dignitários.
No início do século XVI era trazida por comerciantes portugueses diretamente do Ceilão (atual Sri Lanka, no sul da Ásia), chegando um quilograma a valer dez gramas de ouro. O comércio português no Oriente foi perdido progressivamente para a Companhia das Índias Orientais, holandesa, que se assenhoreou dos entrepostos portugueses na região a partir de 1638. As margens da ilha estão repletas dessa planta, relatou um capitão holandês, e é a melhor de todo o oriente: quando uma pessoa está no litoral, pode-se sentir o aroma a oito léguas de distância.
Estudos da Associação de Medicamentos dos Estados Unidos (USDA) indicam que o uso de canela na quantidade de uma colher de chá diáriamente reduz significantemente o açúcar no sangue e melhora a taxa de colesterol (LDL e triglicerídeos). Os efeitos, que podem ser conseguidos ao utilizar canela em chás, beneficiam também diabéticos. Não se sabe ao certo se o consumo de canela é efetivo no combate à hipertensão arterial. Há três estudos em andamento monitorando a questão do efeito na pressão sanguínea.
Como fazer o chá:
0,5 a 2 g (de uma a quatro colheres de café) de cascas de canela
150 ml (uma xícara de chá) de água
Modo de Preparo:
É necessário fazer uma decocção com a casca da canela para extrair os princípios ativos. Neste caso, ferva a casca da canela em água por cinco a dez minutos.
Posologia:
Beber uma xícara de chá de duas a seis vezes ao dia.
Cuidados:
Gestantes não devem ingerir o chá de canela – pode ser abortivo
Podem ocorrer reações alérgicas na pele.
Sugerido por Patricia do Bairro Perdizes / SP.

Patricia, obrigada pela sugestão! em caso de dúvidas deixe seu comentário ou mande um e-mail para aninhafiore@hotmail.com.

Um comentário: