terça-feira, 24 de maio de 2011

Benefícios da Acupuntura

Como uma forma de aliviar as dores no corpo sem a ingestão de nenhum tipo de droga no organismo e também de diminuir o estresse, muitas pessoas recorrem aos tratamentos de acupuntura, hoje já reconhecidos pela medicina tradicional.
Conhecida pela aplicação de agulhas nos arredores do corpo, acredita-se que a acupuntura teve suas origens remontadas na pré-história chinesa, tendo sido nomeada por um jesuíta europeu em meados do século XVII.
A técnica consiste basicamente em colocar agulhas em diferentes pontos de pressão – chamados de pontos de acupuntura – em todo o corpo, promovendo suas capacidades naturais regeneradoras e aprimorando seu funcionamento, através do estímulo desses pontos.
As explicações para sua eficácia são baseadas de acordo com a filosofia chinesa, que explica que o corpo contém duas forças opostas: yin e yang. Assim, quando elas entram em equilíbrio, é sinal de que você está saudável. No entanto, seu fluxo de energia pode ser bloqueado algumas vezes e essa interrupção pode causar possíveis patologias.
Cerca de 2 mil pontos de acupuntura estão distribuídos pelos meridianos do corpo. A idéia por trás do tratamento é que o estímulo de tais pontos com as agulhas ou com a pressão alivie obstruções do fluxo de energia, permitindo a cura natural do corpo. Estudos científicos oferecem evidências reais de que ela é capaz de aliviar a dor e tratar males que variam da osteoartrose a crises de enxaqueca.
Segundo o ponto de vista ocidental, acredita-se que a acupuntura provavelmente funcione pelo estímulo do sistema nervoso central,(o cérebro e a medula espinhal) para que sejam liberados compostos químicos chamados de neurotransmissores e hormônios. Tais compostos aliviam a dor, dão impulso ao sistema imunológico e regulam várias funções corporais. No caso da acupuntura seriam as endorfinas e hormônios que ajudam a aliviar a dor.
Terapeuta Ana Paula Fiore Martins
telefone: 11- 22313307 ou 11- 68289851

Um comentário: