segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Labirintite

Na Medicina Chinesa a tontura é denominada Xuan Hun. Xuan significa “visão borrada” e Hun quer dizer “tontura”. O paciente pode sentir desde uma simples tontura, associada a uma mudança de postura, até uma tontura severa com perda de equilíbrio e sensação de tudo girar. Existem relatos de confusão e obscurecimento, bem como sensação de peso na cabeça como se estivesse cheia de algodão e dificuldades no raciocínio.
No âmbito da Medicina Chinesa a tontura relaciona-se com vento e umidade no Fígado. Diz-se que o Vento-úmido causa a tontura e penetra o Fígado. Na Alopatia trata-se de distúrbios inflamatórios no ouvido interno, nobre região responsável pelo nosso equilíbrio.
Quaisquer sentimentos que afetem energeticamente o Fígado podem gerar a labirintite. Destacam-se a raiva, frustração, ressentimento e mágoas. O excesso de trabalho e atividade sexual desgasta os Rins e consequentemente o Fígado, gerando tontura. O consumo excessivo de alimentos gordurosos e laticínios forma umidade no baço, deflagrando o quadro.
A labirintite deve ser diagnosticada e tratada primeiramente pelo otorrinolaringologista. A Acupuntura atua de maneira complementar e eficiente no alívio da sintomatologia aguda, bem como nos casos crônicos. O paciente deve seguir orientações da vida diária, eliminando os fatores agravantes (alimentação e estilo de vida). Não há contra-indicações para o tratamento, que deve ser realizado na freqüência de uma a três sessões semanais.

2 comentários:

  1. Nossa quando estou com crise de Labirintite chamo a Ana Paula e ela faz Acupuntura e os sintomas passam na hora. Antes de conhecer essa técnica sofria muito ficava em crise uns três dias. Obrigada por ser uma excelente Terapeuta.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana.
    Post divulgado na Teia.
    Até mais

    ResponderExcluir