quinta-feira, 31 de março de 2011

Ciatalgia / Inflamação no nervo Ciático.

Ciatalgia é a dor provocada pela irritação de uma ou mais raízes nervosas da coluna lombar, irradiando-se pelo membro inferior, geralmente com um trajeto bem definido. A dor no nervo ciático é caracterizada por uma sensação de queimação, fisgadas, dormência e falta de sensibilidade; é uma dor desesperadora e insuportável para quem sente, ocorrendo no local da lesão ou na região que o nervo percorre. Na Síndrome do Piriforme a dor pode chegar ao joelho ou parte posterior da panturrilha, já que o nervo ciático se divide em Tibial que atravessa a panturrilha e vai até a sola do pé ou na parte lateral do joelho provocado pelo nervo Fibular Comum.
A dor ciática acomete homens e mulheres em todas as idades, no entanto, é mais comum dos 30 anos aos 40 anos, faixa etária na qual excessos como sobrecarga de exercícios e de peso, são mais freqüentes. Com o avanço da idade, é ainda mais fácil adquirir uma dor ciática, que pode ter como principal causa a hérnia de disco, geralmente decorrente de processo traumático como um mau jeito; mas as dores também podem ocorrer devido a inflamações no próprio nervo por compressões da musculatura como o espasmo do músculo Piriforme ou trauma direto sobre o nervo, produzido por exemplo por uma injeção mal aplicada ou mesmo uma metástase cancerígena.
O nervo ciático é formado por raízes nervosas que nascem na medula espinhal região lombar e se unem na altura da região glútea formando um nervo calibroso, que segue seu trajeto na parte posterior da coxa, emitindo ramificações à semelhança de uma rede elétrica. Pelo tipo de dor e pela zona que ela atinge podemos determinar qual a raiz nervosa lesionada. O nervo Ciático leva enervação para toda a musculatura dos membros inferiores, sendo responsável pela sensibilidade, flexibilidade e força da região lombar, nádegas, pernas e pés. Assim, a dor causada por ele atinge uma grande extensão do corpo.
Na região do quadril o nervo ciático passa internamente pelo músculo Piriforme e lateralmente pelos músculos Obturador Interno e os Gêmeos Inferior e Superior.Quando o músculo Piriforme encontra-se em espasmo muscular, ele por sua vez comprime o nervo ciático produzindo dor, por isso o nome da patologia de Síndrome do Piriforme.
Ciclistas, triatletas e corredores apresentam esse tipo de patologia porque o Músculo Piriforme encontra-se encurtado levando a uma compressão do nervo. A posição na bicicleta e o tipo de corrida (ex.: treinos de subida) são alguns dos fatores. Pessoas sedentárias também podem apresentar compressão do Nervo ciático pelo Músculo Piriforme, quando se encontram muitas horas sentadas, fazem caminhadas sem preparar o músculo com alongamentos antes e depois da atividade, donas de casa ao realizarem suas tarefas como varrer, passar pano no chão, passar roupas , pessoas que permanecem muito tempo em pé sem intercalar o peso sob as pernas; motoristas de ônibus ou até mesmo pessoas que dirigem várias horas podem ter contratura de Piriforme
Quando a dor começa a se manifestar, o ideal é que o indivíduo procure um ortopedista, que através de exames como radiografia, tomografia e ressonância magnética vai se certificar sobre qual é causa dessa dor e, desse modo, indicar o tratamento correto

Tratamento:

A acupuntura é utilizada para alívio da dor e relaxamento muscular em pacientes que desenvolveram Ciatalgia, esta técnica da Medicina Tradicional Chinesa utiliza moxabustão e ventosaterapia além de massagem chinesa nos pontos álgicos liberando endorfinas e desestagnando os meridianos dos músculos envolvidos. 

Sugerido por Raffaella do Bairro Saúde / SP.

Raffaella, obrigada pela sugestão! em caso de dúvidas deixe seu comentário ou mande um e-mail para terapeutaanapaula@hotmail.com.
Telefone: 11-968289851  ou 11-22313307 

quarta-feira, 23 de março de 2011

KORYO / QUIRO-ACUPUNTURA.

   Técnica desenvolvida na Coréia do Sul, no ano de 1971; A partir de uma dor de cabeça intensa o Dr. Tae Woo Yoo, já conhecedor da acupuntura sistêmica, percebeu que em determinada região, seu dedo médio estava muito dolorido e ao colocar uma agulha no local, a dor cessou.                                             Assim o Dr. Tae Woo Yoo, começou a pesquisar a relação entre a mão e o resto do corpo. Foi percebendo aos poucos que para todas as partes do corpo, existia uma área reflexa nas mãos, chegando assim a fazer um mapa das mãos contendo todos os órgãos, partes do corpo e até mesmo os meridianos e pontos como na acupuntura sistêmica. 
- Benefícios encontrados ao se utilizar a Koryo em relação à acupuntura sistêmica :  
Ø  Nota-se um efeito mais rápido; o que na acupuntura sistêmica levaria cerca de 10 sessões para alcançar uma melhora, na Koryo muitas vezes se consegue chegar ao mesmo resultado em metade das sessões.
Ø   As agulhas utilizadas por serem menores causam menos incomodo. 

Alguns pontos da área de Correspondência 
Palma da mão / Frente do corpo 

Alguns pontos da área de Correspondência
Dorso da mão / Costas 
TRATAMENTO.
Existem diversas técnicas utilizadas no tratamento de Koryo, as que eu utilizo são:

Ø      Terapia de Correspondência -  “ Quando há desordem em alguma parte do corpo, o ponto correspondente na mão torna-se sensínvel; e esse ponto sensível é usado como ponto de tratamento.” 

Ø   Terapia dos Cinco Elementos - É um tratamento de nível mais avançado e tem como base a utilização dos pontos Shu para realizar a sedação e a tonificação.





Terapeuta Ana Paula Fiore Martins
telefone: 11- 22313307 ou 11- 68289851

sexta-feira, 11 de março de 2011

Fitoterapia

A palavra fitoterapia deriva dos termos “Phyto” = vegetal e “Therapia” = terapia. Sendo assim a fitoterapia é um conjunto de técnicas que utilizam as plantas medicinais para o tratamento de algumas mazelas físicas. Existem livros que mostram que médicos da antiguidade como Hipócrates e Avicena já utilizavam a fitoterapia para curar algumas patologias. No Brasil, as plantas eram usadas pelos indígenas em rituais de cura.

E o que são as plantas medicinais?
É todo e qualquer vegetal que possui, em um ou mais órgãos (folhas, caule, flores, raízes ou frutos), substâncias que podem ser utilizadas com fins terapêuticos.
Conheça alguns principais fitoterápicos e suas indicações.
Alho: utiliza-se o bulbo, sua indicação é no tratamento de hipercolesterolemia e expctorante;
Picão: muito utilizado pelas nossas avós no tratamento da icterícia. Realmente possui essa propriedade, utilizando-se as folhas na forma de chá. Não consumir na gravidez;
Capim santo: utiliza-se suas folhas em quadros leves de insônia e calmante suave;
Anis estrelado: seu fruto é utilizado como expectorante na forma de chá, porém não deve ser consumido por gestantes;
Camomila: suas flores são indicadas para o tratamento de quadros leves de ansiedade e calmante suave, além de atuar nas cólicas intestinais;
Espinheira santa: utiliza-se como infusão as suas folhas nos distúrbios da digestão como azia e gastrite, entretanto não deve ser consumido por gestante;
Melissa ou erva cidreira e maracujá: reconhecidos por sua propriedade calmante, entretanto não é indicado para pessoas com hipotiroidismo;
Guaraná: muito utilizado pela sua propriedade estimulante, sua semente quando triturada torna-se pó, porém não deve ser indicado para pessoas com ansiedade, hipertensão e problemas cardíacos;
Erva doce: seus frutos são indicados para distúrbios gastrointestinais, cólicas e como expectorante;
Romã: na casca é que contém a substância com propriedades de combater inflamações e infecções da mucosa da boca e faringe;
Esses fitoterápicos são utilizados com muita frequência na medicina popular, nossas avós, mães e tias com seus conhecimentos e experiência de vida fazem o uso de tais plantas. Entretanto, para fazer o tratamento com fitoterapicos é importante que tenha o acompanhamento de um profissional de saúde uma vez que possuem propriedades farmacológicas e em alguns casos efeitos adversos à saúde. Portanto não deixe de consultar seu nutricionsita e tire suas dúvidas a respeito dos fitoterápicos.


Sugerido por Natalia do bairro Perdizes / SP

Natalia, obrigada pela sugestão! Em caso de dúvidas deixe seu comentário ou mande um e-mail para aninhafiore@hotmail.com.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Fibromialgia


A Fibromialgia caracteriza-se por ser uma síndrome dolorosa crônica, apresentando dores em diferentes pontos, e distúrbios do sono entre vários outros sintomas.
Ocorre em cerca de nove mulheres para cada homem em idades variadas. Caracterizada, principalmente, por uma dor difusa, referida no sistema músculo-esquelético, acompanhada por fadiga, distúrbios do sono e pontos dolorosos pré-determinados.
É considerada uma síndrome porque é identificada mais pelo número de sintomas do que por uma má função específica. Não necessariamente apresentará todos os sintomas, mas outros podem estar presentes, como parestesia, disminorréia, cefaléia, artralgia, rigidez matinal, ansiedade e depressão.
A variedade de opções de tratamentos tem aumentado o controle da doença, e uma via alternativa em estudo é a Acupuntura. Sua eficácia no tratamento da dor de diversas etiologias estão bem demonstrados; em especial para a síndrome de dor, em que o conceito de pontos-gatilho apresenta correlações importantes com o de pontos de Acupuntura, e para a qual é imprescindível uma ação terapêutica direta sobre os músculos cronicamente lesados (Hirakui, 2004).
O que Causa a Fibromialgia

Alguns fatores isolados como traumas emocionais ou físicos, estresses como doenças, mudanças hormonais, etc., podem gerar dores ou fadiga generalizadas que não melhoram com o descanso e que caracterizam a Fibromialgia.
Outro fator importante é a falta de serotonina, que é produzida no nível delta do sono, constantemente interrompido na fibromialgia.
lguns pacientes são capazes de identificar fatores que agrava as dores, como quadros virais, traumas físicos (acidentes automobilístico), traumas psíquicos (problemas com filhos, divórcios e outros), mudanças climáticas (especialmente o frio e a umidade), sedentarismo e a ansiedade são os mais relatados. Porém, o único achado relevante ao exame físico é a presença dos pontos dolorosos ou "tender points".
Tratamento:
A base de tratamento da Acupuntura é o reequilíbrio energético através de canais que se encontram distribuídos no organismo humano por onde passa a energia vital. O tratamento é feito através de inserção de agulhas introduzidas nos pontos os quais estão localizados nos canais energéticos também chamados meridianos. Segundo a teoria da Acupuntura, todas as estruturas do organismo se encontram em equilíbrio pela atuação das energias Yin e Yang, um desequilibro, gera doença. De acordo com estudos e pesquisas para comprovar a eficácia, a arte da Acupuntura visa através da sua técnica, estimular os pontos reflexos que tenham a propriedade de restabelecer o equilíbrio alcançando assim, resultados terapêuticos e diminuindo o quadro álgico para uma melhor qualidade de vida e retorno às atividades diárias.
Será abordado o tratamento denominado Teoria dos Cinco Elementos. A aplicação da teoria dos cinco elementos está na classificação em diferentes categorias como emoções humanas e fenômenos naturais externos do corpo como as condições climáticas. No caso da fibromialgia destaca-se uma desarmonização no excesso de fígado e deficiência de rins. Através desse tratamento, observamos também o ciclo de dominação que o fígado, coração, rim, pulmão, necessitam de tratamento simultaneamente. Um dano no fígado pode influenciar também o coração e acontece que a dominação da mãe atinge o filho pode influenciar o pulmão, pode influenciar os rins, o que resulta em a dominação do filho atinge a mãe. Reforçar a Terra para produzir Metal, Umedecer a Água para manter a Madeira irrigada, sustentar a Terra para conter a Madeira e fortificar a Água para conter o Fogo.
Água em deficiência, tonificar a mãe Rim que é o pulmão + rim + baço. Fígado em excesso, sedar o filho que é coração + Fígado. Fígado em excesso, o rim não consegue guardar energia essencial.
Os pontos empregados são detectados à palpação e baseando-se nos critérios acima citados dos tender points e áreas de dor referida, já que o diagnóstico da Fibromialgia é puramente clínico. As agulhas de Acupuntura devem ser introduzidas nestes pontos com profundidade que varia de acordo com a anatomia local. (Hirakui, 2004).


Sugerido por Priscilla do bairro Moema / SP

Priscilla, obrigada pela sugestão! Em caso de dúvidas deixe seu comentário ou mande um e-mail para aninhafiore@hotmail.com.